Núcleo Estadual
Você está aqui: Home | Núcleo Estadual
Núcleo Estadual

O Núcleo Estadual trabalha integrado às Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) de cada estado e em conjunto com as Macrorregionais. Organizam a seleção de orientadores e tutores e articulam as demandas para a execução de formações em saúde mental, álcool, crack e outras drogas do projeto Caminhos do Cuidado. Este núcleo discute e resolve problemas relacionados a questões pedagógicas, de articulação com gestores locais e de organização no território, seguindo diretrizes definidas nacionalmente. Além disto, acompanha e avalia os indicadores do programa em relação ao seu território, e aciona, quando necessário, as instâncias nacionais.

Apoio Estadual

Integra o apoio à Coordenação Estadual do projeto Caminhos do Cuidado. Os apoios auxiliam no planejamento, articulação, coordenação, monitoramento e execução da formação dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos e enfermagem em cada estado.

ETSUS

As Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) acompanham o desenvolvimento dos cursos dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e auxiliares/técnicos em enfermagem (ATENFs), em conjunto com a equipe pedagógica e comissão gestora local. Formulam propostas de melhorias para o processo pedagógico, quando necessário, e monitoram e avaliam o processo pedagógico em sua área de atuação.

Coordenador Estadual

Os coordenadores estaduais do projeto Caminhos do Cuidado são profissionais apontados pelas Escolas Técnicas do SUS e possuem formação em nível superior, e ainda experiência de no mínimo seis anos em Gestão e/ou Coordenação de projetos na área de Saúde Coletiva (preferencialmente Atenção Básica ou Saúde Mental). São responsáveis por planejar, articular, coordenar e monitorar a execução da formação dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem em cada estado.

COSEMS

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) integra a comissão gestora local e tem papel importante na pactuação para a realização do projeto com os municípios.

Atenção Básica Estadual

Integra a comissão gestora local do projeto, juntamente com a Macrorregional, Coordenação Estadual e representantes da ETSUS, COSEMS e Saúde Mental.

Saúde Mental Estadual

Compõe a comissão gestora local do projeto, conjuntamente, com a Macrorregional, Coordenação Estadual, e representantes da ETSUS, COSEMS e Atenção Básica.

Conheça o Núcleo Estadual:
Clique no diagrama abaixo e visualize as informações

Desenvolvimento: Do it! Design